Harmonização facial e seus benefícios

Os tratamentos estéticos têm ganhado cada vez mais espaço no mundo moderno. O rosto é o nosso cartão de visitas e costuma ser a principal parte do corpo a receber diferentes tipos de cuidados.
Por isso, um dos procedimentos mais procurados pelas pessoas e que vem se tornando habitual é a harmonização facial, um método novo e atual na odontologia estética mundial, sendo menos invasivo que outros tipos de procedimentos, como, por exemplo as cirurgias plásticas. A harmonização facial é mais segura, rápida e proporciona efeitos muito satisfatórios. Mas o que precisamos saber sobre ela?

A Dra. Marcele Arouca responde suas dúvidas:

Como é feita a harmonização facial?

Inicialmente, a partir de uma avaliação no consultório, o paciente opina sobre o que gostaria de mudar, quais incômodos sofre, traços que quer aumentar, diminuir, etc.
Em seguida o rosto do paciente é fotografado em diferentes ângulos e perspectivas, e se registra suas características.
A partir de uma análise visual e através da tecnologia que dispõe a clínica Arouca, o rosto é modelado digitalmente e então é feito o planejamento do que vai ser modificado no rosto. 

Com aprovação do plano apresentado ao paciente, se define quais tipos de procedimentos serão realizados criando um plano de tratamento detalhado uma vez que, cada paciente tem um tipo de rosto, boca, dentes e uma simetria pessoal.

Quais os benefícios da harmonização facial?

A harmonização facial é muito utilizada para deixar o rosto mais harmonioso e simétrico, trazendo excelentes benefícios tanto para a saúde, quanto para a autoestima dos pacientes. A partir de uma melhoria da simetria no rosto, é possível evitar um funcionamento incorreto dos músculos faciais e das articulações, que podem gerar dores outros problemas, além de trazer de volta a confiança e o bem-estar ao paciente.
Proporciona como um tratamento de combate à rugas, linhas de expressão e olheiras, além do envelhecimento facial, que acontece pela perda da elasticidade da pele e a queda dos músculos, tecidos e gordura.
Com ela também é possível preencher regiões faciais com pouca gordura e músculo, como o queixo ou aumentar as maçãs do rosto e combate à flacidez. Além disso, o tratamento é menos invasivo e não se compara a recuperação, que é mais rápida e tranquila que outros processos.

Agende sua avaliação 





Implantes dentários

O implante dentário é uma solução para substituir um ou vários dentes perdidos e permite restituir as funções dos dentes naturais, melhorando a mastigação, a fala e a estética. Contribui para melhorar a autoestima dos pacientes que em muitos casos, causam depressão, problemas de relacionamento, isolamento afetando suas vidas em todos os campos.

A técnica é realizada por meio da fixação de um pino de titânio no osso maxilar ou mandibular que passa a ter a função de ser a raiz do dente artificial (prótese) composto por resina ou porcelana. Os pinos são rosqueados e permanecem firmes sendo muito mais seguras que as próteses removíveis.
O implante dentário não é uma solução estética apenas, mas se obtém uma melhora expressiva na fala e mastigação. Além disso, quando ocorre uma perda dentária, o paciente pode sofrer com desajuste na mordida, resultado da tendência de os dentes que estão ao lado se deslocarem para o espaço vazio, o que pode resultar em perdas de mais dentes e problemas na ATM “Articulação Temporomandibular“, localizada no ponto do maxilar inferior que se liga ao crânio. 

Essa articulação é responsável pela movimentação da mandíbula para frente, para trás e lados, permitindo os movimentos da mastigação e da fala, entre outros problemas como dores de cabeça, ouvido, gerando estresse e até problemas psicológicos. 

A colocação do implante é um procedimento cirúrgico, realizado por um cirurgião especialista que faz a fixação do pino no osso. Técnicas mais antigas previam uma cicatrização de, em média 6 meses para após esse período, se fixar a prótese definitiva.
Hoje, existem técnicas das quais a Arouca Odontologia possui, que se pode-se executar o processo completo em até 72 horas.
Apesar de parecer um procedimento complexo, a verdade é que o pós-operatório da cirurgia de implante é simples, quando seguidas as orientações do cirurgião corretamente.
Na maioria dos casos, a falta do dente pode ser solucionada com um implante. No entanto, somente um cirurgião dentista está apto a analisar a estrutura óssea, por meio de radiografias e tomografias, para identificar qual o melhor tipo de implante.

Agende uma avaliação com o Dr. Mauricio Kajihara e saiba mais detalhes de como ter de volta sua automestima com a saúde bucal em dia.

Agende sua avaliação 





Mitos e verdades sobre lentes de contato dental

As lentes de contato dentais podem ser a solução para deixar seu sorriso perfeito. Feitas de porcelana e produzidas de forma personalizada, essas lâminas ultrafinas são uma excelente opção para fazer correções estéticas ou funcionais nos dentes.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas comuns em relação a essa técnica. Por isso, os especialistas da Arouca Odontologia respondem as perguntas mais comuns sobre este procedimento:

1 - AS LENTES DE CONTATO PODEM CORRIGIR DENTES FRATURADOS E LASCADOS?

Verdade. Um dos usos mais comuns das lentes é para reparar pequenas fraturas, desgastes e espaçamento entre os dentes. Elas podem cobrir superfícies irregulares, melhorando a textura dental promovendo um efeito polido e natural. Além disso, outro benefício é que, diferente das facetas tradicionais, elas são mais finas e por este motivo, menos invasivas. Enquanto as facetas causam um desgaste maior na superfície do dente, as lâminas causam alterações mínimas.

2 - NA APLICAÇÃO DAS LENTES DE CONTATO, NÃO HÁ DESGASTE DOS DENTES?

Mito. Apesar de provocar menores alterações que as facetas tradicionais, as lentes ainda podem provocar pequenos desgastes. Na maioria dos casos, o desgaste realmente não é necessário ou é mínimo, mas o especialista pode decidir desgastar alguma parte do dente por um ganho estético.

3 - AS LENTES CONSEGUEM UNIR DENTES SEPARADOS?

Verdade. Elas podem ser usadas tanto para aumentar os dentes em largura, como em altura. O resultado estético é muito usado para essa finalidade, pois a maioria das pessoas não gostam de dentes separados. 

4 - AS LENTES DE CONTATO SÃO UMA SOLUÇÃO PARA CLAREAR DENTES ESCUROS?

Mito. Embora sejam utilizadas para corrigir pequenas manchas, não terão bons resultados em dentes muito escuros por serem peças muito finas criadas artesanalmente. Nesse sentido a cor natural pode aparecer através das lentes e por isso, o dentista promove um tratamento de clareamento antes da aplicação das lentes de contato para obter melhores resultados.

5 - PESSOAS COM BRUXISMO NÃO PODEM USÁ-LAS

Mito. Pessoas com bruxismo podem usar lentes de contato para corrigir desgastes dentais em conjunto com uma placa de mordida. Em casos mais severos deve-se ter um acompanhamento periódico do dentista para um atendimento mais efetivo.

6 - PRECISO DEIXAR DE CONSUMIR ALGUMAS COMIDAS E BEBIDAS?

Mito. Existem cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, mas nada diferente do que se deve ter com os dentes naturais sem as lentes. Ao contrário, elas ainda trazem benefícios em relação a alimentação pois, diferente dos dentes naturais, elas não pigmentam com alimentos e bebidas temidas como chá, café e chocolate.

7 - EXIGEM MUDANÇAS RADICAIS NA HIGIENE BUCAL

Mito. Os cuidados de higiene são exatamente os mesmos de quem não usa lentes de contato. Limpeza diária com escovação após as refeições, uso do fio dental de acordo com a prescrição do dentista e visitas regulares ao consultório.

Agende sua avaliação 


Botox. Muito além da estética

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, tem sido cada vez mais usada por homens e mulheres que querem combater as temidas rugas, mas os benefícios de sua aplicação vão muito além da estética.
A toxina é aplicada no músculo e seu efeito promove um relaxamento temporário no local.

Assim, o músculo deixa de fazer movimentos, impedindo que uma ruga dinâmica se transforme numa ruga estática.

O botox é indicado em casos de bruxismo, ATM, sorriso gengival, e até para redução das dores de cabeça em pessoas com crises de enxaqueca. 


“Em casos de enxaqueca crônica, o botox provoca um alívio na parte muscular reduzindo significativamente as dores de cabeça”, afirma a Dra Marcele Arouca.
Quase todas as pessoas podem fazer uso da toxina e desfrutar dos benefícios. “É contra indicado apenas para gestantes ou aplicação em locais com infecção e para pacientes com alergia aos componentes do produto.
Agende sua avaliação com a Dra Marcele e conheça estes e outros tratamentos disponíveis na Arouca Odontologia  

Agende sua avaliação 

© 2021-2026. AROUCA ODONTOLOGIA. Todos os direitos reservados.
contato@aroucaodontologia.com.br

Desenvolvido por Agência OneQlik